Físicos Quânticos ganham o Prémio Nobel da Física 2012

O prémio Nobel da Física 2012 foi atribuído a dois físicos quânticos, o francês Serge Haroche e o norte-americano David Wineland. Estes dois físicos inventaram e desenvolveram, independentemente, métodos pioneiros que permitem manipular estados individuais de sistemas quânticos ou subatómicos. Estes sistemas, formados por sistemas de luz e sistemas materiais, preservam a sua natureza quântica, de forma, anteriormente, considerada inalcançável.

premio nobel 2012 300x164 - Físicos Quânticos ganham o Prémio Nobel da Física 2012

A física quântica é a área do conhecimento que se dedica a estudar os fenómenos que acontecem a uma escala subatómica, onde as clássicas leis de física não se aplicam. As partículas individuais não são fáceis de isolar e perdem as misteriosas propriedades quânticas, assim que interagem com o mundo exterior. Estes estudos “abriram a porta a uma nova era de experimentação na física quântica, ao demonstrar a observação direta de partículas quânticas individuais sem as destruir” e explorando aspetos fundamentais da descrição quântica do universo.

Este é um passo importante no mundo quântico, que explora novos horizontes e confirma a importância da física quântica no presente, abrindo caminho para o desenvolvimento de novas tecnologias e para o reconhecimento da terapia quântica.

fonte: nobelprize.org

Partilhar: