O Biofeedback e a perfomance desportiva

O Biofeedback EPR teve a sua estreia Olímpica em 2008, no Federal Sports Hospital em Pequim. Nos quatro meses que antecederam os Jogos de Pequim, 50 médicos procederam a mais de 1000 sessões em mais de 200 atletas das Equipas Olímpicas e Nacionais Chinesas. Entre os 100 medalhistas chineses que bateram recordes, 32 tinham participado no programa de gestão de saúde com o Biofeedback.

“Libertar a força vital do corpo com um trabalho complementar ao treino, provocando um efeito prodigioso e instantâneo nas componentes físicas e psicológicas que irá levar a bater recordes pessoais.” Francis Obikwelu

Francis Obikwelu 300x200 - O Biofeedback e a perfomance desportiva

Equilíbrio energético é o segredo de Francis Obikwelu

Diário de Notícias

Fatores subtis como a dieta, os minerais, as emoções, as alergias e a poluição atmosférica podem eliminar os concorrentes da classe Olímpica, nas avaliações que são medidas em polegadas e frações de segundo por exemplo, carências alimentares na dieta, que não são detetáveis, podem reduzir a resistência, afetar o sono, causar cãibras e prejudicar a performance e a recuperação de inúmeras formas. Os primeiros sinais de desconforto são visíveis no campo biológico do organismo e só o teste da Reatividade Eletrofisiológica (REF) consegue este tipo de medição subtil. Deste modo, as necessidades individuais de cada atleta podem ser verificadas e corrigidas de uma forma pró-ativa. O Biofeedback programas EPR continua, hoje em dia, a ser utilizado numa grande quantidade de hospitais chineses, desportos e universidades.

Fonte: Carta do Dr. Li Guo Ping, Chief Medical Officer 2008 Olympics (em Inglês)

Partilhar: